XDental Controle
XDental 2015

Perguntas e Respostas

aqui você pode procurar respostas às dúvidas frequentes

  • PASSO A PASSO DO CADASTRO AO CONTROLE BANCÁRIO

    1. CADASTRO DO PACIENTE

    É possível cadastrar o paciente por dois caminhos, o cadastro rápido e o cadastro completo. Logo abaixo temos as duas formas de cadastro:

    Cadastro rápido -> https://www.xdentalcontrole.com.br/area-cliente/manual/2/dvidas-de-uso/como-fazer-um-cadastro-rpido

    Cadastro completo -> https://www.xdentalcontrole.com.br/area-cliente/manual/2/dvidas-de-uso/como-cadastrar-um-novo-paciente


    2. PRIMEIRA MARCAÇÃO DO PACIENTE NA AGENDA

    A marcação do paciente ocorre em diversos momentos, onde a mesma vai informar qual o motivo do paciente estar presente na clinica, a marcação é que vai informar se o atendimento do paciente se trata de um orçamento, uma urgência, atendimento de determinados procedimentos e outros. Abaixo temos o passo a passo para a realização da marcação do atendimento de um paciente para fazer um ORÇAMENTO.

    Com a agenda MAXIMIZADA, clique em procurar paciente (1), digite o nome do paciente desejado (2) e clique em Enter para ele buscar e duplo clique sobre o paciente quando ele aparecer (3).


    Após carregar o paciente, selecione a agenda que deseja marcar o atendimento do paciente (1), clique com o botão DIREITO DO MOUSE sobre a agenda de acordo com o dia e horário desejado, coloque o horário inicial e final do atendimento (2), marque o procedimento que será realizado (Ao clicar no procedimento será apresentado às etapas: Selecione as etapas que serão realizadas ou duplo clique no PROCEDIMENTO para ser selecionado tudo) (3) e confirmar (4).

    OBS importante descrição: Você pode ver o que será feito no atendimento das seguintes formas:

    1. Deixar o cursor do mouse em cima da marcação.
    2. Dar um duplo clique na marcação.
    3. Clicar na seta verde apontada para baixo que fica perto do nome o paciente (Lista de atendimentos do paciente).
    4. Com a agenda minimizada, na opção Atendimento Atual/ Próximo atendimento.

    Caso deseje colocar uma descrição a mais veja o seguinte manual-> https://www.xdentalcontrole.com.br/area-cliente/manual/2/dvidas-de-uso/como-adicionar-uma-anotao-no-atendimento

    OBS importante situação: Após marcar o paciente na agenda, essa marcação/atendimento pode passar por algumas situações como ATENDIMENTO CONFIRMADO, PACIENTE AGUARDANDO, PACIENTE EM ATENDIMENTO, PACIENTE COM PENDÊNCIA FINANCEIRA ($), PACIENTE ENCAMINHADO À ADMINISTRAÇÃO, DESMARCAR ATENDIMENTO, AJUSTAR HORÁRIO ATENDIMENTO e CONCLUIR ATENDIMENTO. Para altera a situação basta clicar com o botão direito do mouse sobre a marcação.

    Manual de como alterar a situação da marcação.

     Nesse manual mostramos como colocar a situação da  marcação como concluída, processo que deve ser feito após atendimento do paciente-> https://www.xdentalcontrole.com.br/area-cliente/manual/2/dvidas-de-uso/como-concluir-uma-marcao


    3. Solicitação de exames

    Manual de como solicitar os exames do paciente no Xdental Controle-> https://www.xdentalcontrole.com.br/area-cliente/manual/2/dvidas-de-uso/como-fazer-uma-requisio-de-radiografias

    Manual de controlar os exames que foram requisitados-> https://www.xdentalcontrole.com.br/area-cliente/manual/2/manutenes/como-fazer-o-controle-de-requisies-de-um-paciente  


     

    4. ORÇAMENTO

    Para fazer um orçamento a agenda deve estar minimizada ou fechada. Selecione o paciente e veja abaixo as duas formas para chegar ao botão NOVO ORÇAMENTO:

    MINIMIZADA

    Caso a agenda esteja maximizada, clique no botão para minimizar (1)

    orçamento (2) e Novo orçamento (3).

    FECHADA

    Com a agenda já minimizada clique no x (1) para fechar por completa

    Após clicar em novo orçamento, selecione a tabela de preços e clique na opção "confirmar" (se houver apenas uma tabela de preços cadastrada, já abrirá direta a opção de orçamento).

    Selecione os dentes que deseja aplicar o procedimento (1), selecione a especialidade (2), selecione os procedimentos (3), clique na opção aplicar procedimento (4). Confira as aplicações e valores dos procedimentos e clicando em opções (5) você pode Enviar orçamento por e-mail, Aprovar orçamento e Salvar orçamento. Clique em APROVAR ORÇAMENTO (6) para dar continuidade.


    Nessa tela será definido o que o paciente deseja aprovar (1), a forma de pagamento (2) e adicionar pagamento (3). Após definir clique na seta aponta para a direita para avançar (4).


    Defina o responsável e beneficiários pelos procedimentos selecionando os procedimentos (1) e clicando nas opções RESPONSÁVEL e BENEFICIÁRIO (2). Após definir clique na seta aponta para a direita para avançar (3).


    Verifique se os dados estão todos corretos e clique em aprovar (1)


    Nessa ultima tela abaixo da aprovação, temos algumas opções para definir antes da impressão:

    Será definido o que será apresentado na impressão do plano de tratamento (1).

    Pode gerar as mensalidades ortodônticas (2).

    Marcar o contrato desejado para aquele tipo de tratamento (3)

    Opções de notas fiscais/ recibos (4)

    Planejamento do paciente (5)

    Profissional responsável (6)

    Após fazer todas as definições, clique em CONFIRMAR (7)


    5. MARCAÇÃO DO PACIENTE COLOCANDO O QUE SERÁ REALIZADO NO ATENDIMENTO APÓS A APROVAÇÃO DE UM TRATAMENTO

    Com a agenda MAXIMIZADA, clique em procurar paciente (1), digite o nome do paciente desejado (2) e clique em Enter para ele buscar e duplo clique sobre o paciente quando ele aparecer (3).

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Após aprovação do orçamento, será feito a marcação do atendimento do paciente com os procedimentos que serão realizados. Perceba que após aprovar um tratamento, ao clicar com o botão direito do mouse sobre a agenda apresenta a opção Aprovados e não concluídos, os procedimentos que foram aprovados para você selecionar no item.

    Após carregar o paciente, selecione a agenda que deseja marcar o atendimento do paciente (1), clique com o botão DIREITO DO MOUSE sobre a agenda de acordo com o dia e horário desejado, coloque o horário inicial e final do atendimento (2), marque o procedimento que será realizado (Ao clicar no procedimento será apresentado às etapas: Selecione as etapas que serão realizadas ou duplo clique no PROCEDIMENTO para ser selecionado tudo) (3) e confirmar (4).


    6. SITUAÇÃO FINANCEIRA DO PACIENTE

    Como chegar: Selecione o paciente -> aba financeiro/ fiscal

    Nessa tela é possível ver como se encontra a situação financeira do paciente, se o mesmo já efetuou o pagamento, em quantas vezes foi dividido o tratamento dele ou se ainda tem alguma pendencia financeira. Caso o paciente tenha alguma pendencia financeira ou você deseje alterar a forma de pagamento, basta clicar em alterar pagamento (1), selecione o pagamento/ Pendencia (2), defina a forma de pagamento e o valor que estar sendo pago da pendencia/ pagamento (3), clique em Pagar pendência (4), gravar dados e confirmar (5).


    7. MOVIMENTO DE CAIXA

    Como chegar ao MOVIMENTO DE CAIXA: Admin -> administrativo -> financeiro -> aba movimento de caixa (aba amarela)

    O movimento de caixa tem como objetivo mostrar o resultado financeiro diário da clinica e dentro dele que mostra, por exemplo, o orçamento que foi aprovado. Fazendo esse controle é possível saber com quanto fechou o caixa da sua clinica em determinado dia e nesse fechamento vai mostrar tudo aquilo que foi conferido. Perceba que no movimento de caixa do Xdental o mesmo organiza todo o fluxo por tipos como Recebimentos, Recebimentos de mensalidades, Recebimentos de convênio, Pendências, Exclusões, Recebimentos de profilaxias e Tratamentos desaprovados (3).

    O processo diário que deve ser feito é a conferencia de todo o movimento onde você seleciona os itens (1) e confirma conferencia (2) e no final do dia quando não for mais ter nenhuma entrada faz o fechamento de caixa (3).

    Dúvidas frequentes

    Tenho que conferir tudo?

    Sim, pois você vai ter a informação de como foi o seu caixa em determinado dia, apenas se for feito esse processo.

    Como vai aparecer o meu movimento de caixa no dia seguinte?

    Como foi fechado o caixa no dia anterior, o sistema vai apresentar APENAS o que não foi conferido, no nosso exemplo fizemos todas as conferencias e na imagem abaixo temos um caixa limpo para trabalhar o novo movimento.

    Como vejo o fechamento de caixa de determinado dia?

    Basta inserir o dia desejado no campo Data do movimento (1) e o sistema vai mostrar como foi o seu caixa naquele dia. Exemplo logo abaixo


    8. RECEITAS

    Como chegar a RECEITAS: Admin -> administrativo -> financeiro -> aba RECEITAS (aba vermelha).

    Nessa parte do sistema é onde fazemos o deposito em alguma conta do que realmente foi RECEBIDO.

    Todos os RECEBIMENTOS conferidos no movimento de caixa vão cair dentro de receitas e vão apresentar de acordo com a data de vencimento e filtro colocado. Você pode filtrar eles colocando o período em “Filtrar dados de:” (1) e marcando o que deseja exibir (2). Para fazer o deposito selecione a receita (3), clique em Depositar crédito (4), selecione a conta (5) e confirmar (6).


    9. CONTROLE BANCARIO

    Como chegar a CONTROLE BANCARIO: Admin -> administrativo -> financeiro -> aba CONTROLE BANCÁRIO (aba verde). No controle bancário serão apresentados todos os depósitos que foram feitos na parte de receitas, aqui é possível você selecionar a conta (1) e o período que foi feito o deposito (2).

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